A sessão do documentário ocorrerá no dia 30 de julho, sábado, a partir das 17h, no Hotel Mabu Interludium, ao lado do Ceaec, na Rua da Cosmoética n. 1761, Bairro Cognópolis em Foz do Iguaçu.
Além do documentário, os participantes terão a oportunidade de participar de talk show e jantar comemorativo dos 11 anos da Associação Internacional de Comunicação Conscienciológica (COMUNICONS), instituição sem fins lucrativos, especializada nos estudos da comunicação interdimensional.
Oceano Vieira de Melo, alagoano e residente na capital paulista, é proprietário da Versátil Vídeo Spirite, distribuidora e produtora de filmes espíritas, por meio da qual lançou diversos documentários e clássicos da historiografia espírita, tais como: Minha Vida na Outra Vida, Pinga Fogo com Chico Xavier, O Processo de Joana D’Arc, Allan Kardec, o Educador.
Em Luz da Escola, o documentarista conta a história de uma família espírita, ocorrida entre 1950 e 1980, no Rio de Janeiro, reconstituindo com muita emoção e fidelidade, a trajetória de vida de Clóvis e Nina, e a revelação de Chico Xavier sobre o renascimento de Santos Dumont naquele núcleo familiar, compondo importante registro cinematográfico.
Para esclarecer os detalhes das pesquisas em torno da história narrada neste documentário, Oceano participará de talk show com a comunicadora social Mabel Teles, o jornalista Amaury Pontieri e o médico Pedro Fernandes, coordenador da Consecutivus, instituição sem fins lucrativos, laica, especializada nas pesquisas sobre as vidas passadas, a exemplo do Curso Identificação da Retrossenha Pessoal.
A narrativa deste documentário está em sintonia com a história da região da tríplice fronteira. Aqui encontramos diversas obras em homenagem ao “pai da aviação”, como a escultura no Parque Nacional Cataratas do Iguaçu, lembrando sua visita em 1916, e intervenção junto ao governo para que o local fosse preservado como patrimônio público. Temos também a Incubadora Santos Dumont no Parque Tecnológico de Itaipu; o livro “A virada do século – Nas asas da história”, lançado recentemente pelo jornalista Chico Alencar; e a brilhante proposta de criação do Museu Santos Dumont, a ser instalado no terreno do antigo Gresfi, que ocupa as instalações do primeiro aeroporto da cidade.
Os interessados poderão obter mais informações pelo fone 9816.5432, adquirir o bilhete na secretaria do Ceaec 3525.2652 ou diretamente no Hotel Mabu 3132.2000.