O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Gilmar Mendes, informou que foram destinados R$ 150 milhões para a compra de 90 mil novas urnas eletrônicas para as próximas eleições municipais. O objetivo do investimento é garantir uma maior tranquilidade durante as eleições. O presidente do TSE informou que a estimativa é de que 530 mil a 580 mil candidatos disputem as eleições.
Até esta segunda-feira (25), 122 pedidos de registros já tinham sido encaminhados. As coligações e partidos têm até o dia 15 de agosto para solicitar o registro. Gilmar Mendes também destacou o fato de que essa eleição será a primeira com a proibição de doação de pessoas jurídicas a campanhas. Desta vez, apenas pessoas físicas vão poder fazer doações. Mendes ainda lembrou que essas eleições vão ser um experimento, já que as novas regras estabelecidas pela Reforma Eleitoral do ano passado vão estar valendo.
Para o ministro, não é mais possível conviver com a grande quantidade de partidos políticos atualmente. Na visão do presidente do TSE, isso compromete o sistema e é um fator que precisa ser revisto. Sobre o eleitorado, 52,13 por cento é de mulheres e 47,79, homens. Eleitores com 16 e 17 anos correspondem a 1,6 por cento e acima de 70 anos 7,88 por cento. Doi mil 380 municípios do país vão ter urnas com identificação biométrica. Em mil 540 cidades, a identificação será totalmente biométrica, enquanto 840 municípios vão ter sistema híbrido, usando biometria e a identificação por documentos.
Com Reportagem de Raphael Costa