A Polícia Militar do Paraná anunciou que está formando um Pelotão de Turismo que será instalado em Foz do Iguaçu. Segundo o Coordenador da Câmara Técnica de Segurança Pública do Codefoz, Carlos Roberto Susha, o tema foi debatido em reunião na Câmara Técnica onde a PM informou que a expectativa é que este pelotão conte com aproximadamente 80 policiais.
“Na primeira etapa devem chegar 40 policiais, e aos poucos vai aumentando o efetivo. Entendemos que nossa cidade é turística e este ponto também é preocupação. O objetivo é atender à necessidade e apoiar na segurança ao turista que visita a fronteira. Ressaltou.
O Coordenador reforçou que a Câmara Técnica está trabalhando com o foco de integrar os órgãos de segurança. Segundo Susha, o crime organizado tem uma facilidade de mudar suas ações e também de se comunicar. “Neste aspecto nós notamos uma eficiência do crime organizado, e isso acontece pois trabalham de forma integrada. Para superar isso é preciso investir em tecnologia. Hoje, nós temos tecnologias disponíveis que permitem a comunicação mais rápida, distribuição de informações em tempo real, e isso fortalece ainda mais a integração. ” Finalizou.
Susha conta que a Câmara Técnica foi criada quando o Conselho de Segurança funcionou de forma precária, e em seguida parou com suas ações. “Eu sou a favor de voltar com este modelo e ter uma participação maior da comunidade criando os conselhos em cada bairro da cidade. Quando criamos a câmara técnica fui convidado a retomar as atividades com a comunidade, mas na época eu argumentei que precisamos recomeçar devagar, passo a passo. Primeiro era preciso fazer a Câmara Técnica dar certo. Entendemos que cada órgão de segurança tem sua missão e não podemos simplesmente querer mudar essa missão. A integração é importante, mas primeiro precisamos desenvolver o projeto. Desenvolvimento e segurança de mãos dadas. ” Finalizou.