O Hospital Municipal de Foz do Iguaçu (HMFI) em parceria com o Rotary Club de Foz do Iguaçu – Nova Fronteira inaugurou neste sábado (23), a nova brinquedoteca do setor de Pediatria da instituição.
O projeto idealizado pela psicóloga Paula Danielle Lopes e a assistente social Camila Conte Soares, colaboradoras da Fundação Municipal de Saúde, se desenvolveu após a observação da falta de um espaço significativo e adequado à criança internada.
“Nesse novo espaço, elas irão poder continuar o processo de desenvolvimento infantil, por meio de atividades voluntárias e livres, onde a criança representa suas angústias, seus medos, ou seja, todo o sofrimento emocional causado pelo processo de adoecimento e hospitalização”, explica Paula Danielle Lopes.
Ainda segundo a psicóloga, estudos científicos comprovam que o “brincar” auxilia a superar os traumas dos processos de enfermidade e internação.
Já a assistente social Camila, destaca o valor da humanização no atendimento nesse projeto, uma vez que “os pequenos apresentam até uma melhora na comunicação tanto com a equipe assistencial, quanto com os familiares”.
A concretização desse projeto e outros que estão por vir, conta com a ajuda, muito especial, de voluntários que estão agregando esforços da comunidade em prol do HMFI, como é o caso do Rotary Club de Foz do Iguaçu – Nova Fronteira.
“Nosso compromisso é de desenvolver ações junto à comunidade, e esse espaço, traduz bem, nosso trabalho de tentar amenizar, diminuir a tensão e estresse decorrente da hospitalização das crianças e dos pais”, pontua o presidente do Rotary Club, Cleverson Sadoviski.
A Brinquedoteca da instituição, contou também com artistas da cidade que deram vida às paredes da instituição “enchendo” de cor e alegria o ambiente.