Desde a tarde de quarta-feira (20), moradores da Vila Independência, na região do Bairro Morumbi, se manifestam contrários a uma determinação judicial de reintegração da área de preservação ambiental, ocupada há quase 30 anos. No local, moram atualmente cerca de 600 famílias.
O procurador do município de Foz do Iguaçu, Jorge Siprior, informou que essa notificação é em virtude de uma Ação Civil Pública movida pelo Estado do Paraná, em 2014, onde o município deveria fazer um estudo para constatar as zonas de mata ciliar dos rios Boicy, Monjolo e Arrio vitória, onde deveria ser acionado o local onde existem edificações, uso indevido do solo e destruição ou degradação de área de preservação permanente.
A notificação tem prazo de 90 dias, e após isso o município deverá fazer a retirada e realocação dos moradores para outra área.
O secretário Municipal de Meio Ambiente, Ângelo Mazzoti Neto, disse que o prazo não quer dizer que as pessoas serão retirados imediatamente, mas sim, que terão um prazo para a regularização desses imóveis. “As famílias precisam comprovar o tempo que moram no local. Todas serão notificadas, mas isso não quer dizer que todas precisam ser retiradas”, disse.
O presidente da Associação de Moradores, Francilei de Lima e Silva, disse que irá até a prefeitura exigir um termo de compromisso de que essas pessoas não serão retiradas do local no final do prazo de 90 dias.