A Coordenadora do termo de cooperação do Laboratório Municipal, Cristiane Ortega, participou da reunião no Comus, que tratou sobre a situação do setor da Saúde em Foz. Ortega falou com o jornalismo da Rádio Cultura e explicou como vai funcionar a reabertura do Laboratório Municipal.
Ortega explicou que a universidade apenas vai complementar as necessidades que a prefeitura tem no laboratório. Segundo ela, a prefeitura está reassumindo, através da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da Uniamérica. “O motivo desta parceria é que, neste momento, o município não tem condições de fazer compras de novos equipamentos, e os que já possui estão muito tempo parado. A universidade vai sanar esta parte do problema”. Disse.
Sobre o quadro de funcionários, Ortega disse que já existem um quadro de servidores e que a escala de trabalho está sendo organizada. “Neste ponto a universidade também complementa, pois com o efetivo atual não é possível realizar os serviços 24h.” Explicou. A coordenadora observou também que devido a ser ano eleitoral pode ocorrer alguns problemas.
Em relação à grande demanda de exames do Laboratório Municipal, Ortega disse que é uma preocupação e que estão feitos planejamentos, mas que depende de alguns equipamentos que estão para chegar. A coordenadora afirmou que será feito mutirão para atender essa demanda.
“Nossa é intenção fazer todo levantamento de custo para provar que o laboratório pode funcionar com eficiência e gastando menos do que era”. Finalizou, ressaltando que a intenção é que o laboratório já comece a funcionar na segunda-feira, 25.