AMN
A Secretaria Municipal da Saúde (SMSA) está totalmente empenhada na reativação do Laboratório Municipal de Análises Clínicas, fechado e terceirizado desde 2013. A prestação dos serviços deve iniciar já na próxima semana, e os exames serão ofertados por meio de um vínculo de cooperação entre a prefeitura e a Uniamérica. A instituição de ensino irá suprir carências como equipamentos, insumos e mão de obra, e ao longo de um ano irá se desligando gradativamente, até que o município possa assumir toda a estrutura.
Os detalhes foram apresentados hoje em reunião com biomédicos, técnicos e auxiliares de laboratório da rede municipal. “O laboratório vai funcionar 24h e, inicialmente, irá atender as demandas de urgência e emergência e do Hospital Municipal. Aos poucos, passará a absorver também os exames preventivos e ambulatoriais das Unidades Básicas de Saúde”, explicou a secretária Alice.
A SMSA vai oferecer o espaço físico, no Centro de Especialidade Médicas (CEM), e a maior parte da mão de obra, com profissionais concursados já disponíveis no quadro de funcionários da prefeitura. A Uniamérica será responsável pela aquisição de equipamentos em regime de comodato, recepção, limpeza e manutenção. “Já solicitamos que seja elaborada a escala dos trabalhadores, e a Uniamérica vai suprir também a carência de Recursos Humanos, contratando profissionais, se necessário”, disse a coordenadora geral de Estágio, Cristiane Ortega.