Cento e cinquenta gestores de granjas de suínos do Paraná e Mato Grosso do Sul participaram, nesta terça e quarta-feira, em Toledo, da “Conexão Tecnológica”, curso que integra o programa de eventos técnicos da Academia Topigs Norsvin, uma inovação na cadeia da suinocultura nacional.
O evento, no Olinda Hotel, reuniu em Toledo, especialistas nas diferentes etapas da criação de suínos, que proferiram palestras sobre temas como estratégias de inseminação, alimentação, eficiência alimentar, preparação de marrãs, reposição técnica de matrizes e protocolos de vacinação.
Apoio à qualificação dos recursos humanos
Segundo Adauto Canedo Junior, gerente de planejamento e marketing, esta iniciativa, que teve apoio da MSD Saúde Animal e TECTRON Nutrição e Saúde Animal, integra um conjunto de ações desenvolvidas pela recém-lançada Academia Topigs Norsvin, cujo objetivo é promover a qualificação e aperfeiçoamento dos agentes envolvidos no processo produtivo.
“Através dela, disponibilizamos cursos como este, palestras e treinamentos à distância, além de eventos presenciais e in company, consultorias, viagens técnicas. A ideia é levar até nossos parceiros, informações que na maioria das vezes ficam restritas aos centros de pesquisa, universidades, congressos e conferências nacionais e internacionais”, explica. Segundo ele, a academia também desenvolveu métricas de avaliação e emitirá certificações, visando especialmente a formação de mão de obra junto às granjas.
O médico veterinário Danilo Leal Rocha, coordenador do setor de produção de suínos da Castrolanda Cooperativa Agroindustrial, que administra 12 mil matrizes responsáveis pela produção de 330 mil suínos ao ano participou desta Conexão Tecnológica. “É uma oportunidade rara que se abre para gestores e administradores de granja”, disse, elogiando a iniciativa da Topigs Norsvin.
Sobre a Topigs Norsvin
Com uma produção de mais de 4 milhões de matrizes e 9 milhões de doses de sêmen por ano, a Topigs Norsvin tem sede na Holanda e é de propriedade de suinocultores em regime cooperativo. Tem forte presença no Brasil, onde está radicada há 20 anos, além de outros 53 países. É uma das maiores fornecedoras de genética suína, destacando-se como a mais inovadora do mundo graças não apenas ao banco genético, mas também em razão de arrojado programa de pesquisa e melhoramento que permite, por exemplo, a gestão genômica e o uso de padrões de DNA para produção de animal de precisão. A cada ano, mais de 100 milhões de suínos são produzidos para abate com a genética Topigs Norsvin (www.topigsnorsvin.com)