O surgimento da informação de que a equipe K9, de cães treinados da Guarda Municipal, deixaria de ser realizado, causou polêmica entre o efetivo da GM e outros órgãos de segurança que utilizam o serviço. O secretário municipal de Segurança, Acacildo da Silveira, disse o trabalho não foi cancelado e que se trata de um boato.
“O contrato continua vigente e com possibilidade de renovação. O município irá analisar a continuidade do trabalho da equipe K9, que é de excelência”, disse Silveira, informando também, que pelos serviços prestados, o custo para manter os cães é barato pra o município.
A renovação do contrato ainda será analisada entre a direção da Guarda Municipal e a procuradoria municipal.
O Projeto K9 começou em março de 2013 e apresenta bons resultados em ações de prevenção e repressão no município. Atualmente são utilizados quatro cães da raça pastor belga malinois nas ações da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu. A raça é destaque na área policial pela personalidade vigilante, confiante e protetora, sendo utilizado pelo Exército dos Estados Unidos e o Exército Israelense, por exemplo.
Além das ações policiais, o K9 também participa de apresentações, denominadas Dog Show, onde a população pode conhecer o trabalho dos cães.