Marco das Três Fronteiras terá galeria fotográfica virtual para comemora 113 anos

O Marco das Três Fronteiras completa 113 anos nesta quarta-feira, 20 de julho. O obelisco, que foi inaugurado no dia 20 de julho de 1903 – cerca de 11 anos antes da emancipação política da cidade de Foz do Iguaçu (PR) em 1914 –, há anos é cenário para registro fotográfico de turistas, moradores da região, famílias, formandos, modelos, namorados, entre tantos outros visitantes.

Para homenagear as diferentes formas de as pessoas se relacionarem com o Marco das Três Fronteiras ao longo do século, o Complexo Turístico Marco das Américas lançou um desafio e convida os visitantes e moradores a enviar fotografias para compor o acervo da galeria virtual que ficará disponível permanentemente no sitewww.marcodasamericas.com.br.

A participação é aberta a todos os interessados. O envio das fotos pode ser realizado ao e-mailcontato@marcodasamericas.com.br ou inbox pela rede social Facebook, na fan page do atrativo: www.facebook.com/marcodasamericas. Ao mandar o arquivo é preciso informar o nome das pessoas que aparecem na imagem, data ou período aproximado do registro e crédito da fotografia. Também está aberto espaço para os participantes contarem uma história sobre a foto.

História dos marcos

O marco brasileiro, localizado no Bairro Porto Meira, em Foz do Iguaçu, foi inaugurado em 1903, pelo marechal Cândido Rondon e o engenheiro militar Dionísio Cerqueira. Já o marco argentino, que se situa às margens do Rio Iguaçu, foi inaugurado na mesma data. Por sua vez, o marco paraguaio, que fica à margem direita do Rio Paraná, foi erguido anos depois, em 26 de janeiro de 1961.

Os três, igualmente pintados com as cores nacionais, formam um triângulo que fixa o limite territorial e a soberania dos três países. Os “Hitos de las Tres Fronteras”, com são chamados pelos paraguaios e argentinos, já receberam milhares de visitantes anônimos e ilustres e contam ainda com importantes passagens na história política do Brasil, Paraguai e Argentina, bem como na do continente.

Por assessoria

Sair da versão mobile