A Itaipu Binacional está no clima dos Jogos Olímpicos 2016. O turista que visita a usina poderá ver de pertinho, fazer fotos e até tocar um exemplar da Tocha Olímpica, que Foz do Iguaçu recebeu nos dias 30 de junho e 1º de julho. A tocha foi fixada num pedestal, instalado no Mirante Central, o principal ponto de parada dos ônibus que percorrem o circuito turístico da usina.
A presença do símbolo dos Jogos em Itaipu tem o objetivo de marcar sua passagem pela usina e também representa o apoio de Itaipu à Olimpíada. É um “reconhecimento de que o evento vai contribuir com o turismo nacional e da própria usina”, diz a gerente geral do Complexo Turístico Itaipu, Jurema Fernandes. Segundo ela, virão turistas do mundo inteiro ao Brasil, para visitar não só o Rio de Janeiro, mas também pontos turísticos importantes, como os atrativos de Foz do Iguaçu. “Isso é bom para o País”, diz ela.
A Tocha Olímpica é um dos símbolos mais importantes dos jogos. O design da Tocha Rio 2016 traz cores e símbolos que remetem ao céu, às montanhas, ao mar e ao solo. Em Foz do Iguaçu, o fogo olímpico passou por avenidas e praças da cidade, no primeiro dia, em revezamento que envolveu quase cem pessoas. No dia seguinte, percorreu os principais atrativos. Na Itaipu, foi carregada por seis empregados e pelo canoísta Felipe Borges, que representa Foz do Iguaçu na Olimpíada.
Barrageiro Homem de Aço
No Mirante Central de Itaipu, a escultura do Barrageiro Homem de Aço também faz alusão aos Jogos Olímpicos. A tocha empunhada pela estátua traz uma chama real, em homenagem à Olimpíada. A chama ficará acesa até 21 de agosto, quando terminam os Jogos Rio 2016. “É uma chama representativa já que não podemos ficar com a chama olímpica verdadeira”, lembra Jurema.
Feito em sucata, o barrageiro pesa duas toneladas e foi montado na década de 1980, pelos operários brasileiros e paraguaios que construíram Itaipu. Ele foi criado em homenagem aos jogos internos dos trabalhadores e, até hoje, reforça o espírito olímpico da empresa.