Por assessoria
O principal símbolo dos jogos olímpicos circulou as principais ruas do centro da cidade, com 12 condutores percorrendo 2,4 quilômetros
A Tocha Olímpica passou pelo município de Santa Terezinha de Itaipu na tarde desta quinta-feira (30) e atraiu a atenção de milhares de pessoas. O percurso de 2,4 quilômetros se iniciou às 13h na Avenida dos Estados em frente à Igreja Matriz. Doze condutores, de Santa Terezinha e também de outras cidades do estado escolhidos pelo Comitê Olímpico, participaram do trajeto que passou pelas principais ruas do centro da cidade, terminando a rota em frente à praça da prefeitura. Com as vias interditadas, o público acompanhou de perto todo o percurso. Do começo ao fim os itaipuenses tomaram as ruas para acompanhar esse momento histórico.
“Um dia que ficará marcado na memória de todos nós”. Foi com essas palavras que o prefeito municipal Cláudio Eberhard definiu a passagem da Tocha Olímpica. Ele ainda exaltou a satisfação de poder presenciar um evento como esse. “‘Feliz por Santa Terezinha ter sido escolhida como cidade de revezamento”.
Além de autoridades locais, a passagem da Tocha pelo município também foi prestigiada pelo secretário de Estado do Esporte e Turismo Douglas Fabrício, que destacou a importância do momento para a cidade e o que a chama Olímpica representa. “É um momento de muita emoção e que envolve toda a população em torna da mensagem de paz e união, além disso, o fogo Olímpico também é um grande incentivador da prática esportiva”, disse o secretário.
E se depender da itaipuense Terezinha Nery dos Santos, última a conduzir a Tocha em Santa Terezinha, o momento jamais será esquecido. “Estou muito feliz de ter participado desse momento, que guardarei para sempre em minha memória. É gratificante para qualquer pessoa e eu tive esse privilégio”, comemorou.
Réplica
Após a partida do fogo simbólico, o público ainda prestigiou apresentações culturais e musicais. Uma réplica da Tocha Olímpica foi entregue a todos os condutores. Uma em especial ficará para a cidade de Santa Terezinha de Itaipu, que estará exposta no Paço Municipal e disponível para que a população possa fazer o registro fotográfico.
Fotos de Antonio Pitondo