A 9ª Regional de Saúde, em parceria com o Hospital Municipal Padre Germano Lauck e a Secretaria Municipal da Saúde, realizam nesse fim de semana o 2º Mutirão de Cirurgia de Catarata de Foz do Iguaçu. Serão realizadas aproximadamente 400 avaliações e 200 cirurgias no sábado (2) e domingo (3).
A empresa Cristalink, como aconteceu no 1º Mutirão, será a responsável para a realização das avaliações e procedimentos no Hospital Municipal de Foz do Iguaçu (HMFI). Conta com uma equipe de médicos experientes utilizando materiais importados, garantindo qualidade e segurança aos pacientes.
Segundo a 9ª Regional de Saúde muitas pessoas que tiveram o procedimento realizado no 1º Mutirão, irão retornar nesse fim de semana para a cirurgia do segundo olho.
Ademir Ferreira, diretor da 9ª Regional de Saúde, pontuou também a parceria com a Associação dos Diabéticos de Foz do Iguaçu (ADIFI), durante o mutirão.
“Quando realizamos o 1º Mutirão, constatamos na triagem muitas patologias, entre elas, o diabetes. Acordamos então, uma parceria com ADIFI que irá realizar testes gratuitos de glicemia”.
A catarata é uma das maiores causas de baixa da acuidade visual em pacientes diabéticos, com chance de aparecimento 2 a 4 vezes maior do que nos não-diabéticos. Esta chance aumenta em torno de 15 a 20 vezes em indivíduos com até 40 anos de idade.