O Projeto de Lei que cria a Semana Municipal de Atenção ao Idoso recebeu sanção do Executivo e agora é a Lei 4.462/2016. O projeto o qual se originou a lei é de autoria do Vereador Luiz Queiroga (DEM) e foi aprovado em plenário, marcando a semana do idoso anualmente com início no dia 22 de setembro.
O intuito da lei é contribuir para fortalecer a imagem do idoso em nossa sociedade e conquistar respeito das demais gerações; sensibilizar a sociedade para novas formas de participação da pessoa idosa; conscientizar o próprio idoso de problemas de saúde característicos da idade, incentivando a realização de exames preventivos; valorizar e estimular a prática esportiva como fator de promoção de saúde e bem estar, resgatando a autoestima para melhor convívio social do idoso.
Pela Legislação, quem organiza A Semana Municipal de Atenção do Idoso serão entidades responsáveis pelas ações municipais da Política Municipal de Atenção do Idoso. Quando da defesa do projeto, o Vereador apontou “O turismo é a principal indústria de Foz do Iguaçu. Também podemos atrair o turismo da melhor idade”, destacou o Vereador Luiz Queiroga (DEM).
A Semana Municipal de Atenção ao Idoso responde às diretrizes e princípios da Política Municipal Atenção ao Idoso, que são pessoas com mais de 60 anos. Durante a semana comemorativa o poder público pode buscar parcerias para a organização, divulgação e execução, com clubes de serviços, organizações sociais e assistenciais, igrejas, associações civis e comerciais, entre outras entidades da sociedade civil organizada.
Por cmfi