A Comissão Parlamentar de Inquérito que acontece na Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, divulgou na manhã desta segunda feira, 20, que convocou 20 pessoas para depor, dos 40 relatados na lista anunciada de indiciados pela Polícia Federal durante a primeira fase das investigações da “Operação Pecúlio” desencadeada pela PF.
Amanhã, terça feira 21, as oitivas serão retomadas no plenário da Câmara Municipal e serão concentradas em duas fases: os primeiros depoentes irão relatar e retirar dívidas sobre as denúncias de venda irregular de terrenos em Foz do Iguaçu. Já os segundos depoentes prestarão esclarecimentos sobre os contratos de prestação de serviços na área da Saúde.
As 09 horas da manhã, Ney Zanchett (empresário) e Luciano Bras de Mello Alencar (engenheiro), da empresa Brasteka, estarão à disposição dos integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito para esclarecimentos sobre as denúncias que envolvem o Instituto de Habitação de Foz do Iguaçu – FOZHABITA.
Os próximos depoentes tratam-se de: Aparecido Porfírio dos Santos, Empresário responsável pela empresa MITA copiadora e Silvana Matveichuke, à época sócia na mesma empresa de dos Santos. Os integrantes da Comissão irão atuar em duas linhas de investigação e confrontar os relatos com os depoimentos já prestados de Valmir Griten, atual diretor superintendente do FOZHABITA e Charlles Bortolo, ex-secretário municipal da Saúde.
Na quarta-feira 22, os depoimentos serão voltados ao principal alvo, até o momento, investigado pela Operação Pecúlio da Polícia Federal. A CPI volta a concentrar ações e colher relatos sobre o financiamento de obras em Foz do Iguaçu. Serão ouvidos pela Comissão, o atual diretor financeiro da Prefeitura de Foz, o servidor público Luiz Carlos Alves; e o ex-diretor de obras e pavimentação, Girnei de Azevedo.
A CPI quer cruzar alguns dados relatados em depoimentos à Polícia Federal, uma vez que os integrantes já receberam o primeiro relatório conclusivo da Operação. Na Quinta-feira, será a vez de ouvir o ex-secretário de Obras e ex-diretor superintendente do FOZTRANS, Carlos Juliano Budel e o ex-diretor de obras e pavimentação da Prefeitura de Foz, Aires Silva.
Todos os depoentes serão ouvidos durante o período da manhã, quando os depoimentos começam a partir das 9h.
Fonte: Comunicação Câmara Municipal de Foz do Iguaçu