A queda brusca de temperatura registrada em diversas regiões do país aponta para um inverno rigoroso, marcado para começar oficialmente em 20 de junho, segunda-feira. Nos últimos dias, São Paulo, Salvador e Goiás, por exemplo, registraram as temperaturas mais baixas do ano. E a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é que as marcações nos termômetros continuem descendo.
Para se adequar às baixas temperaturas, que podem trazer impactos como hipotermia e enregelamento, confira as dicas a seguir:
1) Use várias camadas de roupa
Calças legging e camisas de manga comprida sintéticas são pouco volumosas, mantêm a umidade longe da pele e são excelentes opções para usar por baixo das roupas mais grossas.
2) Mantenha os pés aquecidos
Sapatos com solados grossos e meias são essenciais no inverno. Outro boa dica é fazer escalda-pés. Vá aumentando progressivamente a temperatura da água até ela chegar, no máximo, a 40 ºC. Após 20 minutos de imersão, seque bem e coloque as meias.
3) Aqueça as extremidades
Além dos pés, as mãos, o torso e a cabeça também merecem ser protegidos. Por isso, cachecois, gorros e luvas não podem faltar quando a temperatura está muito baixa.
4) Tome um banho quentinho
A água vai elevar sua temperatura corporal. Só evite a água muito quente porque ela remove a camada protetora natural da pele.
5) Mantenha a pele hidratada
As baixas temperaturas e o vento podem ressecar a pele. Para evitar a sensação de repuxo e ardência, capriche, principalmente, na hidratação das mãos, pés, rosto e lábios.
6) Tome sopas e chás regularmente
Além de aumentarem a temperatura corporal por cerca de 30 minutos, eles esquentam as mãos à medida que se segura a tigela ou caneca. Outros alimentos ideais para o inverno, que ativam a circulação sanguínea, são: gengibre, pimenta, curry, mostarda e outros condimentos picantes.
7) Consuma alimentos saudáveis
Ao ingerir sumos, frutas e vegetais, aumentamos o consumo de vitaminas, sais minerais e antioxidantes e diminuímos as chances de contrair infecções típicas do inverno.
8) Mantenha a rotina de exercícios físicos.
A prática de atividades físicas deve ser habitual inclusive no inverno. Elas melhoram a circulação sanguínea e aumentam a temperatura corporal.
9) Abra as cortinas durante o dia
Quando a temperatura estiver baixa, mas o sol estiver brilhando lá fora, deixe as cortinas abertas para o calorzinho poder entrar. Feche imediatamente após o sol se pôr para manter o calor dentro de casa.
10) Invista em tapetes
Este é um ótimo caminho para esquentar a casa. O carpete é um ótimo isolante térmico.
EBC