Nesta quinta-feira, 16, a diretoria do Lar dos Velhinhos divulgou nota aberta explicando a demissão da Coordenadora da instituição, Sra. Visitacion Antônia Ferreira, conhecida popularmente por “Mami”. A demissão ocorreu na tarde de quarta-feira, 15.
Segundo divulgado em nota, a diretoria do Lar realizou uma pesquisa de Clima Organizacional no qual descobriu vários problemas de relacionamento principalmente de relacionamento interpessoal com a coordenação. A diretoria afirmou que recebeu graves denúncias de maus tratos aos idosos, assédio moral, também destinação incorreta de doações e alimentos etc, imediatamente a Diretoria realizou reuniões com os colaboradores denunciantes a fim de ouvi-los e para que apresentassem provas a respeito das denuncias.
“Após isso, passou a ouvir os denunciados a respeito disso, tudo devidamente registrado em atas próprias. Finalmente, convidou-se a coordenadora Sra. Visitacion Antônia Ferreira para que então manifestasse sobre as acusações e irregularidades apontadas em seu desfavor, a qual devidamente convocada para tal reunião e acompanhada de Advogado, optou pelo silêncio a absoluto. Após análise dos conteúdos levantados pela pesquisa, contatos com denunciantes e denunciados e alguns dos colaboradores, bem como do silêncio da coordenadora, a diretoria de forma colegiada fez a devida apuração das denúncias munidas das provas apresentadas elaborou um relatório geral com os anexos comprobatórios e decidiu por unanimidade pela demissão sem justa causa da Sra. Visitacion Antônia Ferreira (MAMI), a qual foi convocada para tomar conhecimento mas recusou assinar o aviso prévio, razão pela qual duas testemunhas firmaram como prova e ciência da entrega de uma via.” Diz na Carta Aberta.
Ainda segundo a diretoria, o relatório e anexos acima mencionados será entregue ao Ministério Público do Paraná em Foz do Iguaçu, responsável pelos Direitos dos Idosos e fica à disposição dos interessados.
Por outro lado, em entrevista, a Mami disse que não teve um motivo apresentado e apenas foi demitida pelo presidente Sebastião F. de Almeida Gaspar. Mami disse, ainda, que acredita que sua demissão aconteceu devido as divergências de suas ideias com a nova diretoria que assumiu em fevereiro a intuição.
Segundo a ex-coordenadora, uma dessa divergências esta nos eventos que costumava realizar para captar fundos para o Lar. “Nós sabemos que a instituição tem bastante dívida e eu sempre ajudei através dos eventos que realizada e a nova diretoria não concorda com isso. Este é apenas um ponto. ” Disse.
Sobre as graves denúncias, Mami disse que nunca teve algum tipo de problema. “São todos adultos, cada um sabe do seu trabalho. Fiquei surpresa com essas denúncias envolvendo meu nome após tudo que fiz pela instituição e também idoso. Essas acusações terão que ser provado, pois são infundadas. Eu tenho minha consciência tranquila de dever cumprido.” Finalizou.