O Governo do Paraguai realiza até a próxima sexta-feira (17), um mutirão para regularizar a situação de brasileiros que vivem no país ilegalmente. O Departamento de Migração em Cidade do Leste, onde acontece o mutirão, espera receber 800 brasileiros, entre estudantes universitários e trabalhadores.
Além da facilitar a emissão dos documentos, o imigrante que procurar o serviço nesta semana irá pagar uma taxa migratória menor. Em épocas normais o valor chega a R$ 1.5 mil. Durante o mutirão a emissão dos documentos custa R$ 800.
Para dar início ao processo migratório o brasileiro precisa levar ao Departamento, uma cópia de passaporte e da identidade, certificados de antecedentes criminais brasileiro e paraguaio, certidão de nascimento e certificado de situação civil. Para a emissão dos documentos é preciso ir até o consulado brasileiro no Paraguai.
Além de correr o risco de ser expulso do país, o estudante brasileiro que não possui documentos paraguaios, pode ter o diploma negado ao final do curso.