Começou na manhã desta segunda-feira (13) em toda a faixa de fronteira brasileira, a 11° edição da Operação Ágata, com o objetivo de prevenir e conter crimes, visando a realização das Olimpíadas no Rio de Janeiro, em agosto. Em foz do Iguaçu, a presença dos militares foi notada nas primeira horas da manhã, nas principais entradas da cidade, como a aduana da Ponte Internacional da Amizade, fronteira com o Paraguai.
O Ministério da Defesa dividiu a faixa fronteiriça em três partes, a Amazônica, Oeste e a parte Sul, que compreende 2.400 km de fronteira, começando na cidade de Chuí, na fronteira do Uruguai com o Rio Grande do Sul, até a cidade de Guaíra, na fronteira com o Paraguai com o Paraná.
A Operação Ágata trabalha com o posicionamento de tropas terrestres, patrulhamento fluvial e controle do espaço aéreo. As forças armadas trabalharão durante toda a edição da operação, com o apoio dos órgãos de segurança municipais e estaduais, além da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Receita Federal e Agência Brasileira de Inteligência.
Entre Foz do Iguaçu e Guaíra, a responsabilidade do trabalho é da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, atuando em ações preventivas e repressivas. A operação deve seguir durante todo o mês de junho.