Há mais de uma semana com o vertedouro aberto, a usina de Itaipu deve verter neste domingo (12) quase 10 mil m³ de água por segundo, o equivalente a oito vezes o volume médio das Cataratas do Iguaçu, que é de 1,2 mil m³ de água por segundo.
O espetáculo das águas é uma atração a mais no vertedouro que abriu de forma ininterrupta no último dia 1º, pela segunda vez no ano, depois de dois meses fechado. Nesta quinta-feira (9), a vazão no local chegou a 7 mil m³ de água por segundo.
Inicialmente, a previsão era de que o vertedouro ficaria aberto por pelo menos dez dias, mas essa projeção foi alterada por causa do excesso de chuva na região Sudeste. A Itaipu está recebendo bastante água de outras usinas acima de seu reservatório. São mais de 50 usinas de médio e grande portes instaladas a montante.
Mesmo gerando em carga máxima, Itaipu está escoando a água excedente não usada para a geração de energia elétrica. A última vez que o vertedouro ficou aberto de forma ininterrupta foi de 22 de fevereiro a 30 de março. Foram 40 dias de abertura sem fechamento. Depois disso, o vertedouro abriu várias vezes, mas apenas de forma esporádica, por poucas horas.
Neste ano, Itaipu bateu inúmeros recordes de produção: melhores janeiro, fevereiro, bimestre, trimestre, quadrimestre, maio e período de cinco meses de toda a sua história (em 32 anos de operação).
Recorde de geração
Neste semestre, Itaipu tem a expectativa de superar os 51 milhões de MWh, o que será outra marca inédita. Em duas vezes, 2012 e 2013, a Itaipu atingiu os 50 milhões de MWh nos primeiros seis meses do ano. Foram os dois anos de maior produção da usina. Em 2013, Itaipu estabeleceu o recorde mundial da hidrelétrica, com 98,6 milhões de MWh.
Turismo na Itaipu
Quer saber mais sobre a visitação da usina e ver o vertedouro aberto? Informações e reservas no site do Complexo Turístico Itaipu (www.turismoitaipu.com.br) ou pelos telefones 0800 645 4645 e (45) 3529-2892. Moradores de Foz e região não pagam entrada para Visita Panorâmica, que dá acesso ao mirante do vertedouro, e outros passeios (para informações, consulte o CTI).
Assessoria