Equipes do BPFron (Batalhão de Polícia de Fronteira) e servidores da Receita Federal que estão atuando na Operação Muralha em São Miguel do Iguaçu. Em menos de 12h, em cinco ocorrências distintas, foram presos 4 (quatro) traficantes, apreendidos 2 (dois) adolescentes e retirados de circulação 38,655 Kg (trinta e oito quilos e seiscentos e cinquenta e cinco gramas) de maconha, 1,020 Kg (um quilo e vinte gramas) de crack e 1,050 Kg (um quilo e cinquenta gramas) de cocaína.
A primeira situação ocorreu por volta das 6h30min, quando militares do BPFron e servidores da Receita Federal realizaram abordagem a um ônibus que fazia a linha Foz do Iguaçu X Ponta Grossa. Durante buscas no bagageiro do coletivo, dentro de uma mala, foram localizados 18 (dezoito) tabletes de substância entorpecente análoga a maconha. Através do bilhete de identificação da bagagem foi possível localizar um homem de 35 (trinta e cinco) anos, que ao ser indagado, confirmou ser o proprietário da mala. O masculino afirmou ainda que levaria a droga até o município de Guarapuava. Após pesada, a erva totalizou 12,045 Kg (doze quilos e quarenta e cinco gramas).
Mais tarde, por volta das 10h, uma pessoa foi avistada em meio a uma plantação, defronte a base da Operação Muralha. Militares e servidores da Receita deslocaram até o local e realizaram abordagem a um homem de 55 (cinquenta e cinco) anos e nacionalidade argentina. Com o indivíduo foi localizada uma mochila. Dentro desta, foram localizados 21 (vinte e um) tabletes de substância entorpecente análoga a maconha e um tablete de substância entorpecente análoga ao crack. A maconha totalizou 18,750 Kg (dezoito quilos e setecentos e cinquenta gramas), enquanto o crack perfez 1,020 Kg (um quilo e vinte gramas). O cidadão informou que levaria a droga até a rodoviária de São Miguel do Iguaçu.
No início da tarde, por volta das 13h, foi realizada abordagem a um ônibus que fazia a linha Foz do Iguaçu X São Miguel do Iguaçu. Em revista pessoal a uma adolescente de 15 (quinze) anos, que apresentou nervosismo pela presença da equipe policial, foi localizado preso ao seu corpo um tablete de substância entorpecente análoga a cocaína. A droga foi pesada e totalizou 1,050 Kg (um quilo e cinquenta gramas).
No decorrer da tarde, chegou aos militares do BPFron, através da Central de Operações da Polícia Militar, uma denúncia de que um homem transportaria entorpecentes em um ônibus que fazia a linha Foz do Iguaçu X São Paulo. Por volta das 15h foi realizada abordagem a um coletivo de passageiros que fazia a linha denunciada. Durante buscas no veículo, um homem de 29 (vinte e nove) anos apresentou grande nervosismo, gerando suspeição por parte dos policiais. Mediante identificação das bagagens do indivíduo, as mesmas foram vistoriadas, sendo encontrado dentro de uma sacola, 9 (nove) tabletes de substância entorpecente análoga a maconha. Em ato contínuo, verificou-se que em desfavor do mesmo indivíduo transportador da droga, constava ainda um mandado de prisão. A droga, após pesagem, totalizou 7,230 Kg (sete quilos eduzentos e trinta gramas).
A última situação do dia ocorreu próximo das 17h. Em abordagem a um coletivo de passageiros que fazia a linha Foz do Iguaçu X Marechal Cândido Rondon, durante vistoria na mochila de um adolescente de 17 (dezessete) anos, foi encontrada a quantia de 0,200 Kg (duzentos gramas) de substância entorpecente análoga a maconha e uma munição calibre .40. Questionado se viajava sozinho, o jovem informou que estava em companhia de seu irmão de 22 (vinte e dois) anos. Em busca realizada nas bagagens deste, foram localizados mais 0,430 Kg (quatrocentos e trinta gramas) de maconha.
Todas as situações culminaram com encaminhamento dos envolvidos e dos tóxicos até a Delegacia de Polícia Civil de São Miguel do Iguaçu, para os trâmites de Polícia Judiciária.
A Polícia Militar, por intermédio do BPFron, orienta a população a denunciar os crimes que tomar conhecimento pelo telefone 181 ou pelo seu sítio na internet, principalmente os relacionados ao narcotráfico. A ligação é gratuita e o denunciante não precisa se identificar. Seja um herói anônimo, denuncie!