Os dois veículos foram retidos na rodovia BR-277 próximo ao município de Céu Azul/PR. Os veículos, dois VW/Saveiros com placas de Foz do Iguaçu/PR, transitavam juntos e, durante a abordagem, o comportamento dos motoristas levantou suspeitas da equipe da Receita Federal de Cascavel/PR.
Diante da situação, os veículos foram encaminhados para Foz do Iguaçu para serem escaneados pelo scanner de veículos que opera na Ponte Internacional da Amizade. Os motoristas acompanharam os veículos até Foz. Como o escaneamento só ocorreria na parte da tarde, eles foram liberados para retornarem no momento da deslacração dos veículos.
As imagens do scanner mostraram a existência de fundos falsos nos assoalhos das caçambas, por toda extensão, e nas laterais dos veículos, por dentro da lataria, inclusive com dispositivo elétrico para abertura dos compartimentos.
Os fundos falsos estavam recheados de mercadorias, principalmente partes e peças para celulares, que somaram no total R$ 120 mil. Os motoristas não compareceram para acompanhar a deslacração dos veículos, mas foram identificados, sendo que será encaminhada representação fiscal para fins penais ao Ministério Público Federal.
(GL)