Por PMFI
O uso de produtos sem conservantes e o aproveitamento de talos e cascas de legumes, verduras e frutas, tornando a merenda servida aos estudantes mais nutritiva, é o tema teórico e prático que está sendo tratado no curso de capacitação de merendeiras.
Nesta quarta-feira (1º.), a equipe de nutricionistas e a direção do departamento de Assistência ao Educando, estiveram na Escola Municipal Josinete Holler, reunidos com as merendeiras das escolas da região da Vila C. Na sexta-feira (3), a partir das 8 horas, a capacitação será na Escola Municipal João da Costa Viana, atendendo as escolas da região do Três Lagoas. Com esses dois últimos encontros será encerrada a capacitação anual oferecida a essas profissionais. No mês passado participaram dessa formação as merendeiras das escolas das regiões dos bairros Morumbi e Porto Meira.
Entre os pratos preparados durante a prática do curso estavam um risoto, usando como caldo a própria carne da galinha, evitando assim a adição de conservantes. Uma farofa nutritiva que teve como ingredientes principais cascas e talos de legumes e verduras. Além de uma salada verde com um mix de folhas. Como tempero está sendo sugerido o uso de orégano, alho, louro, em substituição ao sal. Cuidados que vão se somar aos procedimentos que as merendeiras já adotam diariamente no preparo das refeições servidas aos cerca de 20 mil alunos de 51 escolas do município.
Durante o treinamento, que busca garantir a segurança alimentar dos cerca de 20 mil alunos da rede municipal, são dadas orientações sobre novas técnicas de preparo de alimentos dentro dos princípios higiênicos e sanitários. Dicas que melhoram o desempenho no ambiente de trabalho reduzindo os riscos de contaminação dos produtos. O curso que tem duração de uma manhã promove ainda dinâmicas de grupo, para que as merendeiras possam se conhecer melhor e ampliar a rede de troca de informações, já que trabalham em unidades que ficam na mesma região.