O trânsito entre as avenidas Juscelino Kubitschek e República Argentina, no centro de Foz do Iguaçu, foi interrompido às 9h30 desta quarta-feira (1°), para o aferimento dos radares pelos técnicos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Em seguida, os técnicos vistoriaram os radares instalados na Avenida das Cataratas, em frente ao Hotel Monalisa.
Enquanto o trabalho foi realizado, a Guarda Municipal orientou os veículos. No centro, os motoristas foram orientados a desviarem pela Rua Tarobá, atrás do Terminal de Transporte Urbano. O trânsito foi liberado em seguida.
Os motoristas infratores podem ficar desobrigados de pagar multas, se o radar eletrônico não estiver vistoriado pelo Inmetro. A Resolução 146/03 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina que os meios tecnológicos usados para detectar infrações de trânsito devem ser de modelos aprovados pelo instituto.
Além disso, o equipamento precisa ser vistoriado pelo Inmetro, ou entidade por ele delegada, obrigatoriamente com periodicidade máxima de 12 meses e, eventualmente, conforme determina a legislação metrológica em vigência