A apreensão aconteceu durante fiscalização na praça de pedágio em São Miguel do Iguaçu. Servidores da Receita Federal abordaram passageiros de um ônibus com linha Foz/Ponta Grossa quando desconfiaram de um adolescente que aparentou nervosismo. Em seus pertences no bagageiro onde foi localizado 18 tabletes de substância análoga a maconha, totalizando 11,740 kg da droga.
Ainda no mesmo ônibus, em buscas no bagageiro, a equipe encontrou uma bolsa etiquetada com a poltrona número 35 e em seu interior continha 17 tabletes com substância análoga a maconha, totalizando 11,305 kg. Sendo então identificado o passageiro da poltrona 35, um rapaz de 18 anos, o mesmo relatou que pegou a droga nas redondezas da rodoviária de Foz do Iguaçu e levaria até a cidade de Jaguariaíva.
Os dois indivíduos foram encaminhados a Delegacia de Polícia Civil de São Miguel do Iguaçu para os procedimentos de polícia judiciária.
A Operação Muralha, que envolve servidores da Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército, Marinha, Polícia Militar do Paraná e Polícia Civil, teve início no dia 02 de maio por período indeterminado.
Esta ação visa prevenir e combater os crimes de contrabando e descaminho, tráfico de drogas, armas, munições, medicamentos e outros crimes praticados, em especial com enfoque em produtos que ingressam ao Brasil vindos do Paraguai.