Funcionários da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) estão parados em frente ao prédio da empresa na Rua Antônio Raposo, no centro de Foz do Iguaçu. A paralisação também acontece em todo o Paraná, afetando os serviços de atendimento ao público e leitura dos hidrômetros. Por lei, deve ser mantido o mínimo de 40% dos serviços, para que a distribuição de água à população não seja afetada.
A decisão pela greve aconteceu na noite de segunda-feira (16), após a Sanepar divulgar o lucro da empresa no primeiro trimestre de 2016, que cresceu 67,5% comparado ao mesmo período de 2015. Com isso, os funcionários da estatal reivindicam uma parcela maior no Programa de Participação nos Resultados (PPR), além de reajuste das perdas inflacionárias dos últimos anos, que chega à 40%, segundo o sindicato dos funcionários em Cascavel e região oeste e sudoeste do Paraná (Saemac).
Em nota, a assessoria da Sanepar informou que a diretoria está aberta ao diálogo e que confia que as negociações com os funcionários devem ser concluídas de forma serena e transparente.