A aposentadoria por tempo de serviço, afastamento por problemas de saúde e familiares são as principais causas do déficit de professores nas escolas e centros municipais de educação infantil – CMEIS. Esses fatores, não tão previsíveis, fizeram com que coordenadores pedagógicos assumissem algumas turmas de alunos neste ano letivo de 2015. Esse problema está sendo solucionado com a realização do Processo Seletivo Simplificado – PSS, para professores do ensino fundamental e educação infantil.
A convocação dos aprovados foi publicada em edital no Diário Oficial do município de sexta-feira (13), no site da prefeitura nowww.pmfi.pr.gov.br . Nele constam as datas de apresentação para contratação dos 158 candidatos a professor e 60 de educação infantil, que vai desta segunda-feira (16) até o dia 20 (sexta). O início das atividades em sala de aula está marcado para o dia 1º. de junho.
De acordo com a data determinada em edital os professores convocados devem se apresentar na Diretoria de Relações de Trabalho, Saúde Ocupacional, Desenvolvimento e Capacitação Funcional, no horário das 8 às 13h30 com documentos exigidos para habilitação ao cargo. São eles originais e cópias do: RG; CPF; PIS/PASEP; Título de Eleitor e comprovante de votação; Certificado de Reservista; Carteira de Trabalho; Certidão negativa de antecedentes criminais, emitida pela Justiça Federal; Certidão negativa de antecedentes criminais, emitida pela Justiça Estadual; Certidão de casamento ou declaração de união estável; RG, CPF do cônjuge ou companheiro; Certidão de nascimento dos filhos menores de 18 (dezoito) anos; Comprovante de residência/endereço atualizado; Uma foto 3×4 colorida (recente); Carteira de vacinação do titular e dos filhos; Documentos comprobatórios de escolaridade.
A data reservada para o exame médico pré-admissional será entre os dias 23 à 25. Os exames laboratoriais terão caráter eliminatório e vão considerar o candidato apto ou não a assumir a vaga. Os professores devem apresentar exames laboratoriais complementares que será avaliado durante o exame médico no setor de Saúde Ocupacional . Os exames são Hemograma, Glicemia em jejum de 12 horas, Uréia, Creatinina, Laringoscopia e Audiometria. Na sequência os professores participarão da escolha de local de trabalho, que será feita seguindo a ordem de classificação no processo seletivo. No dia 1º. de junho esses professores assumirão as turmas nas escolas e CMEIs.
A secretária da Educação, Lisiane Sosa, informou que “com essas contratações será possível suprir o número de professores em déficit na rede municipal. Também poderemos abrir novas turmas nos CMEIs. Os professores também poderão cumprir a hora atividade, que são cerca de 5 horas por semana. Horas essas usadas para planejamento das atividades em sala de aula, atendimento aos pais e investimento em formação continuada”, disse Lisiane.
Paralelo à contratação dos PSS o município está realizando as inscrições para o concurso público na área da educação, que vai até quinta-feira (19). São vagas para professor nível I, professor de educação infantil, professor de educação física, agente de apoio, secretário de escola júnior e médico do trabalho júnior. As provas serão realizadas no dia 5 de junho.
Legenda – Professores aprovados no PSS são convocados para assumir turmas nas escolas e CMEIs