O secretário estadual de Saúde, Michelle Caputo, pediu que a 9° Regional de Saúde informasse que o contrato para a realização de um mutirão de cirurgias de catarata, deve ser assinado no início desta semana. Com isso, a realização das cirurgias para pacientes de Foz do Iguaçu e região deve começar ainda neste mês de maio. A informação foi repassada pelo chefe da Regional, Ademir Ferreira, nesta segunda-feira (16) durante o programa Contraponto, na Rádio Cultura.
O projeto faz parte do programa Mutirão Paranaense de Cirurgias Eletivas, que já antedeu pacientes em vários regiões do Estado, como em Toledo, onde 3 mil pessoas foram atendidas. Em Foz do Iguaçu a expectativa é atender cerca de 2 mil pacientes.
As cirurgias serão feitas no Hospital Municipal Germano Lauck, com parceria do Poliambulatório Nossa Senhora Aparecida (Poliambulatório do Porto Meira). De acordo com Ademir Ferreira, a intensão é realizar entre 300 e 400 cirurgias de catarata por mês, atendendo a demanda reprimida. “Os secretários de saúde dos nove município já foram notificados para enviar a lista de espera”, informou Ferreira.
Se durante o exame para a realização da cirurgia de catarata, for encontrada outra doença, a pessoas será encaminhada para um novo exame, dando encaminhamento para o especialista. Em Foz do Iguaçu cerca de 7 mil pessoas esperam na fila para uma cirurgia de catarata.