O dólar comercial abriu em alta nesta segunda-feira (2), quando por volta das 9h, a moeda norte-americana subia 0,61%, a R$ 3,461 na venda. Na sexta-feira (29), o dólar havia fechado em queda de 1,64%, no menor valor de fechamento em nove meses. A moeda encerrou abril com baixa acumulada de 4,34%. Na fronteira, as lojas de Cidade do Leste, no Paraguai, comercializam a moeda americana à R$ 3,53.
Mudanças no IOF
O governo publicou alterações nesta segunda-feira na regulamentação da cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre algumas operações de câmbio e compromissadas.
De acordo com decreto publicado no Diário Oficial da União, fica zerada a alíquota de IOF nas liquidações de operações simultâneas de câmbio para ingresso de recursos no país originárias da mudança de regime do investidor estrangeiro, de investimento direto e para investimento em ações negociáveis em bolsa.
As liquidações de operações de câmbio para aquisição de moeda estrangeira em espécie terão a partir de 3 maio alíquota de IOF de 1,10 por cento.
O decreto determina ainda que o IOF será cobrado à alíquota de 1 por cento ao dia sobre o valor do resgate, cessão ou repactuação, limitado ao rendimento da operação, em função do prazo, sobre as operações compromissadas realizadas por instituições financeiras com debêntures.
Fonte: Reuters