O Paraguai começou neste final de semana a campanha de vacinação contra a gripe, que assim como no Brasil, neste ano traz a preocupação com o vírus H1N1. Com 6 milhões de habitantes, o Ministério da Saúde do Paraguai distribuirá 1,2 milhão de doses da vacina, em todo o país, priorizando crianças de 6 meses à 3 anos, maiores de 60 anos, profissionais de saúde e doentes crônicos. Em Cidade do Leste, a vacinação acontece nos postos de saúde.
O diretor Décima Região Sanitária, Miqueias Abreu, ressaltou que as pessoas do grupo de risco precisam procurar os postos de vacinação para evitar a forma mais grave da Influenza. “É preciso levar em conta as medidas preventivas da doença, como lavar as mãos, usar álcool gel, consumir muita água, verduras e frutas da estação, como forma de reforçar a imunidade”, disse.
O Programa Ampliado de Imunizações informou que os meses de maior incidência de gripe são junho e julho. Diferente de anos anteriores, quando a vacinação já havia começado nesta época, em 2016 houve a modificação de duas cepas da vacina e por isso o início da imunização começou no fim de maio.