O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) realizou na manhã desta terça-feira (12), operação nas câmaras de vereadores das cidades de Itaipulândia e Santa Terezinha de Itaipu.
Em Itaipulândia, foram expedidos mandados para oito vereadores. Sendo que seis foram encontrados e outros dois se apresentaram na sede do Gaeco, em Foz do Iguaçu, o presidente da Câmara Vilson Nei Serena e Claudinei Vieira, que não foi encontrado. Além dos parlamentares, também houve mandados contra quatro funcionários da Câmara de Vereadores de Itaipulândia, incluindo o advogado do legislativo que está preso em cela especial na Delegacia de Foz do Iguaçu. A cidade possui nove vereadores.
Foram encontrados os vereadores Silvani Olivia Groth Mendes (PV), Marlei Kaefer (PSL), Jair Jose Escher (PR), Gelson Lautert (PR), Diacir Ferreira da Silva (PSB) e Adolfo Florencio Preis (PSB). Todos foram encaminhados à sede do Gaeco em Foz do Iguaçu, onde serão interrogados. O único vereador não investigado é Roberto Piana, do PT.
A operação também aconteceu na cidade de Santa Terezinha de Itaipu, onde o Gaeco cumpriu mandados de busca e apreensão na Câmara de Vereadores e na casa de alguns vereadores e assessores. Não houve condução de nenhum parlamentar.
De acordo com o Gaeco, a ação se deve ao pagamento à viagens e pagamentos de diárias aos vereadores. Uma coletivo de imprensa foi marcada para às 10h desta terça-feira, para esclarecer a operação.
Ouça a entrevista coletivo do delegado, Dr. Marcos Araguari:
Ouça o que disse o promotor, Fernando Cubas: