A agência de classificação de risco Fitch Ratings reafirmou a nota máxima da Itaipu (AAA) em escala nacional. A divulgação foi feita nesta quarta-feira (6). A classificação confere à Itaipu grau de investimento com qualidade alta e baixo risco. Já na escala internacional, segundo critério da agência, a empresa segue o rating soberano do Brasil.
Para a diretora financeira executiva de Itaipu, Margaret Groff, a avaliação positiva da Fitch Ratings demonstra a solidez, a boa governança, procedimentos e critérios bem estabelecidos pela diretoria e conselho da empresa.
Os ratings da Itaipu refletem o forte vínculo de crédito da companhia com o da República Federativa do Brasil (IDR ‘BB+’, Perspectiva Negativa). O Brasil tem sido responsável, historicamente, pela aquisição de 90% a 94% da energia produzida pela empresa e garante, por meio do Tesouro Nacional, 99,2% da dívida da companhia.
A classificação também incorpora a adequada posição de liquidez da Itaipu e a previsibilidade de fluxo de caixa, proveniente do Tratado de Itaipu, assinado entre Brasil e Paraguai. Em 2015, Itaipu atendeu 14,6% da demanda de energia do Brasil e 75% do consumo do Paraguai. Os índices de eficiência operacional chegaram a quase 100%.
Outras agências
Em 2015, a Itaipu recebeu nota máxima das principais agências internacionais de classificação de risco – Standard and Poor’s, Moody’s e Fitch . A avaliação positiva levou em consideração a forte estabilidade da empresa garantida pelo Tratado e as boas práticas de gestão e governança.