Secretário de Estado da Saúde esteve ontem (06) em Foz do Iguaçu para assinatura do convênio Coaps com Instituições de Ensino; Na ocasião Michele Caputo concedeu entrevista coletiva à imprensa.
A assinatura do convênio Coaps – Contrato Operativo de Ações na Saúde, reuniu ontem (06), no Hospital Municipal Padre Germano Lauck, o Secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira e representantes de Universidades públicas e privadas do Município para registrar a parceria firmada. O modelo de contrato assinado é o primeiro no Paraná após as mudanças apresentadas pelo Ministério da Saúde e irá permitir e facilitar a participação de alunos de cursos na área da Saúde em atividades práticas por meio do SUS. Também estiveram presentes o chefe da 9ª Regional de Saúde, Ademir Ferreira, a vice-prefeita de Foz do Iguaçu, Ivone Barofaldi, o Promotor de Justiça, Luis Marcelo Mafra, o secretário municipal da Saúde, Gilber Ribeiro e, a diretora do Hospital Municipal, Patrícia Foster.
Fazem parte do projeto o Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC), a Faculdade Anglo Americano, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu (Cesufoz) e a Faculdade União das Américas (Uniamérica).
O prefeito de Foz do Iguaçu ressaltou a importância deste contrato assinado entre a Saúde e as Universidades. “Precisamos manter nossa rede de saúde funcionando bem e através desta parceria teremos mais condições de preparar bem os profissionais e oferecer a oportunidade por meio do SUS dos alunos acompanharem a prática no dia a dia. Temos também uma demanda muito grande para atender em nosso Município de pacientes de outras cidades e do Paraguai”. Reni Pereira ainda agradeceu ao Governo do Estado pela ajuda que o município tem recebido do Estado para o Hospital Municipal. “Criamos a comissão interventora em 2015 para administrar de uma melhor forma e permitir melhores condições ao Hospital”, ressaltou.
Para o coordenador geral da Faculdade UDC Anglo Americano, Jackon Luis, a parceria representa um marco para a saúde e um marco para a educação de Foz do Iguaçu. “Nosso aluno vai ganhar com a técnica e com a prática. Esse contrato oferece uma abertura nos campos de estágio e nosso aluno assim, terá as portas mais abertas para as oportunidades. Também estaremos oferecendo ao SUS um profissional melhor”.
Vacina da dengue
Durante a cerimônia de assinatura do contrato Coaps, o secretário de Estado da Saúde explicou sobre a vacina da dengue que o Governo do Paraná deve lançar. “Estamos há mais de 40 dias realizando reuniões para firmar a compra das vacinas. Não temos uma precisão do quantitativo, mas a intenção é atingirmos 500 mil doses. A vacina é tetravalente, segura e atinge os quatro tipos de dengue. Já disponibilizamos R$ 25 milhões para isso e para atender, prioritariamente, as cidades que estão em epidemia no Estado”.
O Paraná será pioneiro no país ao lançar a vacina contra a dengue e o segundo lugar do mundo em oferecer a aplicação.
Vacina Influenza
Sobre as vacinas contra a Influenza H1N1, o secretário destacou que o Paraná irá antecipar a vacinação do dia 30 para o dia 25 de abril, vacinando primeiros os grupos considerados de risco como grávidas, idosos, pessoas com doenças crônicas. Serão 2 milhões de vacina no Estado. “Definimos em seis remessas a vinda das vacinas para o Estado, e começar a aplicação antes da data marcada pelo governo federal e antes do Dia D de vacinação Nacional, dia 29 de abril, que já estaremos vacinando boa parte da população”.
Hospital Municipal
O Secretário elogiou a atual equipe gestora do Hospital Municipal, que tem como diretora a advogada Patrícia Foster. Segundo Michele, após a ajuda financeira feita pelo estado no fim do ano passado era necessário um relatório para comprovar onde o dinheiro foi gasto, e esse relatório já foi apresentado, com isso, segundo ele, o estado terá condições de continuar ajudando o Hospital com mais recursos financeiros.
AMN