Entrou em vigor na Argentina, na sexta-feira (1), a placa única para veículos dos países membros do Mercosul. O Ministério da Justiça da Argentina em comunicado que especifica que a Argentina contará com 450 milhões de combinações alfanuméricas. A medida vale para novos emplacamentos.
Em nota, o governo explica que a nova placa conta com “grandes medidas de segurança” – uma lâmina retrorefletiva, impressa com efeito difrativo (Mercosul-Argentina-Mercosul), marca d’água, marca tridimensional e uma tipografia específica – como as mais modernas do mundo, e que será “impossível de duplicar”.
“As novas chapas serão reconhecíveis por seu novo tamanho e desenho, com tamanho menor no caso das motos; sete caracteres compostos por letras, que não formam palavras, e números; fundo branco e tipografia preta; uma faixa azul horizontal na parte superior; o nome e a bandeira de cada país e o emblema do Mercosul”, diz o comunicado.
Demais países
A placa do Mercosul foi lançada em dezembro de 2010, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a Cúpula do Mercosul realizada em Foz do Iguaçu. A placa experimental foi colocada em ônibus elétrico que faz o transporte interno do Parque Tecnológico Itaipu, na área da usina hidrelétrica de Itaipu Binacional.
O Brasil adiou a adoção da placa, que deverá entrar em vigor no país em 2017. O Uruguai foi o primeiro membro do bloco a adotar a nova placa única. No Paraguai e Venezuela deve entrar em vigor ainda neste ano.