A primeira fase do Campeonato Paranaense 2016 chegou ao fim no último final de semana. Das 12 equipes que começaram a competição, oito ainda continuam na disputa pelo título. Além disso, duas foram rebaixadas e outros dois times conseguiram a permanência na elite.
Ao longo das 11 rodadas da primeira fase, 66 partidas foram disputadas e 184 gols foram marcados. Uma média de 2,78 gols por partida. O melhor ataque foi o do Coritiba, com 26 gols anotados. A equipe também tem o melhor saldo (15), já que tomou 11 gols. A defesa menos vazada foi a do Londrina, que sofreu apenas sete gols durante a competição.
Os piores ataques do campeonato foram responsáveis pelo rebaixamento das equipes. Operário e Maringá marcaram apenas nove gols cada. Também tiveram um saldo negativo de oito gols, pois ambas as equipes sofreram 17.
A pior defesa foi a do Cascavel, com 22 gols sofridos. Duas equipes ainda ficaram no “zero a zero”. Toledo marcou 15 e sofreu outros 15 gols. Zero de saldo. Mesma situação do Rio Branco, que fez 19 e sofreu a mesma quantidade.
Artilheiros
A equipe com maior quantidade de gols também é “dona” do artilheiro da primeira fase. Kléber “Gladiador” marcou nove gols, por mais que tenha se ausentado de algumas partidas por lesão. Atrás dele vem Vandinho, do Jota, com sete gols marcados. Na sequência aparece Lúcio Flávio, do Paraná Clube, com seis. A lista de atletas com cinco gols tem Rafael Bastos (Toledo), Getterson (JMalucelli), Safira (Foz do Iguaçu) e Ratinho (Rio Branco).
Assessoria