Quatro ônibus do transporte coletivo foram incendiados em Cascavel na segunda-feira (28). Durante os ataques, homens armados rendiam os motoristas e obrigavam a descerem e em seguida ateavam fogo nos veículos. O último ataque foi às 20h45.
Os três primeiros atentados acorreram no Bairro Santa Cruz, um durante a madrugada e outro à tarde. Nos dois casos os próprios funcionários do trasporte conseguiram apagar as chamas com extintores. No terceiro, também durante a tarde, o fogo destruiu o ônibus. O quarto veículo incendiado foi no Bairro Quebéc.
Segundo a Polícia Militar, os atentados são consequência da morte de um suspeito de roubo, durante uma tentativa de roubo à carro de um policial federal, que reagiu acertando um dos assaltantes com um tiro.
No primeiro ataque, houve confronto entre a polícia e um dos criminoso que acabou baleado e morreu. A polícia ainda identificou suspeitos de participar dos crimes, que foram levados à Polícia Civil de Cascavel, mas foram liberados após depoimento. À noite, as autoridades conseguiram prender um suspeito.
Desde a noite de segunda-feira, a cidade recebeu apoio policial da região, inclusive com do Batalhão de Operações Especial (Bope) da Polícia Militar. Os ônibus voltaram a circular normalmente nesta manhã.