Desde sábado (26) o Paraguai voltou a ter uma hora de diferença em relação ao horário brasileiro. um decreto do governo paraguaio autorizou que a hora fosse atrasada em um hora, adequando todo o país ao horário de inverno.
A medida cumpre uma recomendação da Administração Nacional de Eletricidade (Ande), considerando o aproveitamento da energia elétrica em relação com a luz solar, que influencia na demanda do Sistema Interconectado Nacional (SIN). Ou seja, a população poderá usar mais a luz natural e o sistema elétrico economizar energia. O Paraguai volta a mudar a hora em outubro.
Três Fronteiras
Para os moradores de tríplice fronteira, a mudança de horário vai além da adaptação do corpo em relação ao tempo. Com a diferença dos ponteiros, comerciantes e compristas precisam prestar atenção no horário cada vez que cruzam a fronteira.
Brasil x Argentina
Com o fim do horário brasileiro de verão, o Brasil e a Argentina passaram a ter o mesmo horário, sendo que o país vizinho não adota a mudança. Ou seja, para quem sai de Foz do Iguaçu e cruza a Ponte Internacional Tancredo Neves, para chegar em Puerto Iguazú, estará com o ponteiro do relógio girando na mesma direção dos hermanos.
Brasil x Paraguai
Desde o dia 21 de fevereiro, com o fim do horário brasileiro de verão, os relógios no Brasil e no Paraguai estavam marcando o mesmo horário. Mas com o início do horário de inverno no Paraguai, na última sexta-feira (26), o Brasil está uma hora à frente dos vizinhos. Ou seja, quando no Brasil forem 12 horas, no Paraguai serão 11 horas.
Com a diferença de horário, a usina hidrelétrica de Itaipu, que fica entre os dois países, precisa adotar um esquema especial de trabalho.