A direção do Hospital Municipal de Foz do Iguaçu emitiu uma nota às 19h de quarta-feira (24), informando a Secretaria Municipal de Saúde e a 9° Promotoria de Justiça, que o Pronto Socorro da unidade seria interditado. O oficio nº 230/2016 decreta a interdição temporária, devido a lotação. O ofício informa que por esse motivo não tem condições de receber pacientes do Samu e Siate.
Em entrevista ao Contraponto da Cultura, o Secretário de Saúde de Foz, dr. Gilber Ribeiro, afirmou que o Hospital Cataratas estará recebendo alguns pacientes, outros, com possibilidades clínicas poderão ser encaminhados à Francisco Beltrão.
Confira a nota encaminhada:
COMUNICADO PÚBLICO
A direção Técnica do Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL) vem por meio desta tornar público que na data de 23/03/2016 foi estabelecida uma intervenção temporária do Pronto Socorro do mesmo.
Tal interdição foi decorrente de uma conjuntura pautada por agravos à saúde da população que se perpetuam, como a alta incidência de eventos violentos como acidentes e homicídios, bem como o recrudescimento de epidemias como a dengue.
Na data de 23/03/2016 o Pronto Socorro do HMPGL encontrava-se com superlotação de sua Unidade de Terapia Intensiva – UTI e com 10 dez pacientes entubados. Tal situação inviabilizava o aporte de novos pacientes.
Na data de 24/03/2016 às 08:00 foi realizado uma reunião com os gestores da saúde do município, na qual foram encontradas soluções temporárias para a situação relatada acima.
Entre tais soluções definiu-se o encaminhamento de pacientes para outras instituições hospitalares, além da promessa da vinda de um hospital de campanha do Exercito Nacional para os próximos dias.
Como consequência de tais medidas comunicamos a população que a partir desta data o Pronto Socorro do HMPGL voltará a receber pacientes encaminhados pelo Siate e pelo Samu.
Foz do Iguaçu 24 de março de 2016.
JOSÉ ELIAS AIEX NETO
Diretor Técnico