A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), sediada em Foz do Iguaçu, emitiu às 22h de quarta-feira (16), uma nota apontando o posicionamento da instituição de ensino sobre a atual crise política brasileira.
Nota da Reitoria
“A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), que tem entre seus princípios básicos a formação intelectual e cidadã pautada na defesa da democracia, da ordem jurídica alicerçada no regime democrático representativo, no respeito aos direitos fundamentais dos indivíduos, sejam individuais ou coletivos, todos previstos na Constituição Federal de 1988, vem a público, neste momento ímpar da história do país, externar sua profunda preocupação com os últimos acontecimentos ocorridos no Brasil.
A defesa do Estado Democrático de Direito não pode compactuar com práticas que abalem os alicerces da democracia, cuja legitimidade deve ser pautada na soberania popular, na liberdade e no respeito aos direitos fundamentais presentes na Constituição Brasileira. Diante do exposto, nos posicionamos de forma crítica e intransigente contra todo e qualquer movimento que postule o fim do regime democrático.
A busca e a construção de uma sociedade crítica, integradora, livre de preconceitos, solidária e justa devem ser feitas dentro do Estado Democrático de Direito, o único possível de formar o homem e a mulher livres e cidadãos de fato, no Brasil e na América Latina.”