A Prefeitura de Foz do Iguaçu publicou os editais de concorrência pública para a revitalização de três praças e construção de ciclovias nas avenidas do centro da cidade. O projeto é uma parceria entre Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedu), Fundo Iguaçu (responsável pela elaboração do projeto das praças) e governo municipal.
O certame que está previsto para o dia 19 de abril prevê a revitalização da Praça da Bíblia no Jardim São Paulo, da Praça do Mitre e da Paz, ambas no centro da cidade.
Também faz parte do edital a construção de ciclovias nas avenidas JK, Costa e Silva, Paraná e Jorge Schimmelpfeng. O investimento em ciclovias e calçadas é de de R$ 11 milhões. O recurso para revitalização das praças é da Secretaria de Desenvolvimento Urbano.
As três praças, após concluídas, somarão mais de 65 mil metros quadrados de área construída. A maior intervenção será na Praça da Paz. O projeto doado pelo Fundo Iguaçu traz a implantação de um calçadão na Avenida Rio Branco, um grande painel, espelho d’ água e um anfiteatro ao ar livre. A revitalização contempla toda a área entre a Avenida Jorge Schimmelpfeng e a Rua Quintino Bocaiuva. A Praça do Mitre e a Praça da Bíblia receberão uma reestruturação completa.
O edital das ciclovias e calçadas nas principais avenidas da cidade preveem a construção de quase 80 mil metros quadrados de área em CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) material que atende as normas de pavimentação e garante maior tempo de vida útil as vias. O prazo máximo de conclusão das obras é de 330 dias, mas a expectativa é que tudo fique pronto até o início do segundo semestre.
Para o Prefeito Reni Pereira, o objetivo é que as novas praças sejam utilizadas na alta temporada de turismo de 2016. ‘Estamos estruturando a cidade para receber oum número crescente de turista, registrado ano após ano e para que o iguaçuense disponha de locais para passear com a família. Resgatamos o orgulho de morar aqui. Essas praças, com parcerias do governo do Estado e do Fundo Iguaçu, em breve serão mais uma referência na terra das cataratas”, finalizou.