A Unidade Epidemiológica Regional do Paraguai, anunciou que irá realizar controles sanitários na cabeceira da Ponte Internacional da Amizade, durante os dias da Semana Santa. O objetivo é tentar barrar a entrada de visitantes que apresentem sintomas de dengue, chikungunya ou zika.
A coordenadora da Epidemiologia Regional, Blanca Villalba, disse que devido a epidemia em que o país enfrenta, é preciso tomar todas as medidas de precaução. “Não existe uma zona vermelha, sabemos que o país está em uma epidemia, então o risco é para todos os departamentos”, disse Blanca, explicando que além de visitantes, moradores do país que estejam com sintomas de dengue, também não devem viajar.
Durante as fiscalizações, os viajantes receberão recomendações sobre dengue, chikungunya e zika. Quando for constatada que uma pessoa apresenta quadro febril, será enviada a um posto de saúde.
O Ministério da Saúde do Paraguai, recomenda que as pessoas que forem viajar durante o feriado, utilizem repelente, roupa apropriada, como calça e manga longa e mosquiteiro.
Fonte: Diario Vanguardia