Ministrado pelo inspetor Ezequiel Bertolino, o curso contou com participação de GM’s de Toledo, Cascavel, Altonia, Arapongas, ROTAN de Toledo, Agentes Prisionais Federais (SOE) de Curitiba/Catanduvas, Bombeiro Cascavel e Agentes Prisionais DEPEN/ PIC e PEC.
De Foz do Iguaçu foram levados os três cães que atuam na unidade K9: Barth, Mia e Glock. De acordo com o inspetor Ezequiel Bertolino, o treinamento consiste em desenvolver ações de busca e captura, intervenção tática, detecção de entorpecentes, armas de fogo e munição. “Mostramos como é positiva a ação com os cães, e apresentamos a melhor forma de treinar os animais, tornando-os preparados para acompanhar o guarda ou o policial”, disse Bertolino, responsável pela Unidade K9 e quem faz o adestramento dos cães.No total 60 soldados participaram do curso.
Outro curso a ser agendado com a unidade K-9, será com o Grupo Tático Penitenciário na cidade de Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba.
Unidade K9
A Unidade K9, da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu tem se destacado nos últimos dois anos, já reconhecida em todo país como uma das unidades mais capacitadas e bem treinadas do Estado do Paraná.
A parceria entre a Secretaria Municipal de Segurança Pública de Foz do Iguaçu e a empresa de adestramento da cidade está contribuindo no combate e prevenção de crimes em Foz e em toda região de fronteira.
A Divisão Estadual de Narcóticos da Polícia Civil, já solicitou em fiscalizações a presença do projeto K9, resultando em flagrantes de tráfico de maconha e cocaína.
O projeto atende à Guarda Municipal, com a participação dos cães em operações de rotina da GM, e à Secretaria de Educação, com a participação dos cães em shows circenses nas escolas municipais.