O senador e ex-presidente do Uruguai, José Alberto Mujica, conhecido popularmente como Pepe Mujica, proferirá a aula magna que marcará a abertura do ano letivo de 2016 na UNILA. Na palestra, Mujica abordará o tema “Integração e desafios de hoje na América Latina”. O evento ocorre no dia 15 de março, às 10h, no Cineteatro Barrageiros.
A aula magna será aberta apenas para estudantes, docentes e técnico-administrativos da UNILA, além de convidados da Universidade, já que o auditório tem um espaço limitado a 850 lugares. Porém, a comunidade externa poderá acompanhar a palestra por meio de transmissão online ao vivo, que estará disponível no site da UNILA.
O ex-presidente do Uruguai viaja a Foz do Iguaçu a convite da UNILA e da Itaipu Binacional. Após a aula inaugural, Mujica cumpre agenda de atividades com a direção da Itaipu.
José Mujica
José Alberto Mujica Cordano foi presidente do Uruguai de 2010 a 2015. Durante sua gestão, rejeitou benefícios e se recusou a viver no palácio presidencial. Fez um governo que colocou o Uruguai no mapa das nações progressistas. Reduziu a pobreza de 37% para 11%. Além disso, apoiou a legalização do aborto e da maconha e assinou a lei que garante o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Sua atuação política iniciou nos anos 1960, quando integrou-se ao Movimento de Libertação Nacional-Tupamaros (MLN-T). Durante a ditadura militar do Uruguai, passou quase quinze anos na prisão. Seu último período de detenção durou treze anos, entre 1972 e 1985. Após o retorno à democracia, foi libertado e beneficiado pela lei que decretou anistia aos delitos políticos. Alguns anos após a abertura democrática, criou, junto a outras lideranças do MLN e outros partidos de esquerda, o Movimiento de Participación Popular (MPP), dentro da Frente Ampla. Desde então, atuou como deputado por Montevidéu (1994), senador (1999) e ministro da Agricultura (2005).