O 2º Festival Gastronômico do Pacu do Lago de Itaipu tem data marcada: será no segundo domingo de março (13), na Paróquia São José Operário, na Avenida Tancredo Neves, 2211. O almoço, à base desta espécie de peixe cultivada no reservatório, será servido das 11h30 às 14h.
O cardápio inclui arroz, peixe assado, pirão, bolinho de peixe com massa de mandioca, batata cozida e salada verde. As bebidas devem ser pagas separadamente. O custo individual é de R$ 30. Crianças menores de cinco anos de idade não pagam.
A iniciativa é resultado de parceria entre a Associação dos Pescadores e Piscicultores do Lago de Itaipu de Foz do Iguaçu (Applifi), o Grupo de Escoteiros Cataratas e a Itaipu, por meio do Programa Produção de Peixes em Nossas Águas do Cultivando Água Boa. A binacional patrocina o festival. Na primeira edição, em 2014, foi servida cerca de uma tonelada de peixe.
Os ingressos podem ser adquiridos na Embalagens Paraná, na Rua Fagundes Varela, 281, na Vila Portes (3025-2303), ou na Massaria Palati, Avenida Garibaldi, 1448, na Vila A (3575-8348).
Mais de 40 toneladas
A Applifi produz cerca de 40 toneladas/ano de peixes de espécies nativas como pacu, jundiá e piau. Por meio do Programa Produção de Peixes em Nossas Águas do Cultivando Água Boa, Itaipu apoia a associação em todas as etapas da produção e também na capacitação, nas ações para incrementar valor ao pescado e na comercialização.
Por JIE