Vinte médicos residentes nas especialidades de clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, ortopedia, psiquiatria e medicina de família e comunidade, irão participar, na próxima quarta-feira (2), da aula inaugural da quarta turma do Programa de Residência Médica da Secretaria Municipal da Saúde e que se encontra oficialmente vinculada ao Hospital Municipal Padre Germano Lauck, HMCC e a rede pública do município.
O evento será realizado no auditório da COREME, localizado nas dependências do Hospital Municipal de Foz do Iguaçu, às 11h30, com a presença da Comissão de Residência Médica; Comissão Administrativa e direção do HMFI e integrantes da SMSA onde os profissionais também irão participar da palestra com a doutora Marta Vaz Dias Borger sobre o tema: “A responsabilidade da Ética Médica”.
O projeto, implantado em 2012, também está formando sua segunda turma de médicos residentes, sendo dois cirurgiões gerais, dois clínicos, uma profissional em ginecologia e obstetrícia e um na área da psiquiatria.
Segundo o presidente da COREME José Elias Aiex Neto, o tempo de residência varia conforme a especialidade, com a duração de dois a três anos.
“Estamos consolidando Foz do Iguaçu como centro de formação de médicos especialistas, o que nos coloca na vanguarda da saúde, no Paraná e no Brasil”, destaca o médico José Elias Aiex Neto.
A diretora-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Patrícia Foster Ruiz, ressalta que a Residência Médica está a cada ano, se consolidando como referência em qualidade de ensino e reitera o comprometimento da instituição, com a formação de recursos humanos na área da saúde para a comunidade.
“O programa tem reflexo direto no atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), na formação desses novos profissionais, proporcionando a vivência diária da rotina de um hospital”, finaliza a diretora.