Era a partida da retomada da confiança do time de Roger Machado. Diante das três derrotas nos últimos quatro jogos, o Grêmio entrava em campo com uma missão a mais além dos três pontos, a de recuperar as boas atuações que encheram os olhos da torcida tricolor no ano passado. Com isso, o que se viu na Arena, neste sábado (27), pela 7ª rodada do Gauchão, foi um time mais compactado, que, mesmo perdendo muitas chances de gol, conseguiu reagir às situações desfavoráveis (de 1 a 0 e 2 a 2 no placar) que o Glória, de técnico novo, conseguiu arrancar. O 4 a 2 aplicado em cima do time de Vacaria deixa o Grêmio com 15 pontos, mesma pontuação que o São Paulo-RG, que ainda joga nesta noite e ocupa a terceira colocação no campeonato.
O estilo implementado por Roger no Grêmio no ano passado voltou a entrar em campo contra o Glória. Com passes curtos e distâncias menores entre as linhas dos setores, os tricolores conseguiam dominar a partida, mas faltava pontaria na finalização das jogadas. Fechado, o visitante, agora com Rodrigo Bandeira no lugar de Clemer, demitido, dificultava a vida gremista em busca do gol. No início, Maicon e Luan foram interceptados quando armavam chances promissoras de ataque.
A primeira oportunidade mais efetiva veio aos 11 minutos, quando Douglas, pela esquerda, encontrou Everton, ao lado da grande área. O menino cruzou para Marcelo Oliveira, que estava quase na marca do pênalti, mas caiu na hora de dominar. Na sobra, Giuliano finalizou, mas Roballo espalmou.
O Grêmio continuou pressionando e, aos 17, parou no travessão após escanteio cobrado por Douglas e cabeceio de Fred. Aos 22, o arqueiro adversário foi quem evitou o gol: Giuliano recebeu na entrada da área pela direita, puxou para o meio, ajeitou para o chute, mas Roballo se adiantou e conseguiu espalmar o arremate.
Apesar de o Grêmio estar “dono do jogo”, foi o Glória quem conseguiu balançar as redes primeiro. Após boa trama dos visitantes, Maicon conseguiu cortar, mas falhou ao entregar nos pés de Eder, que armou o chute de fora da área e pegou Marcelo Grohe desprevenido para abrir o placar na Arena.
Em desvantagem, o Grêmio perdeu um pouco da criatividade que era evidente até o marcador estar em igualdade. Com isso, a partida esfriou. Fora uma tentativa de longe realizada por Douglas, que foi defendida por Roballo, o jogo não teve grandes lances de perigo. Tudo se encaminhava para o time de Vacaria ir para o vestiário com o placar a seu favor, até que Giuliano recebeu no meio da zaga e, com paciência, driblou o zagueiro e completou para empatar a partida novamente.
O segundo tempo começou movimentado como a primeira parte da etapa anterior e, logo cedo, aos três minutos, Geromel colocou o Grêmio à frente. Após escanteio cobrado por Douglas, o zagueiro apareceu quando Marcelo Oliveira deu uma casquinha de cabeça e tocou para o fundo do gol. Virada do time de Roger.
A partir daí, o Grêmio conseguiu continuar à frente, mas o arremate permanecia com pouca qualidade. Foram pelo menos cinco oportunidades em que a jogada foi criada, mas a bola não entrou. Até que, aos 27 minutos, em sua segunda oportunidade à frente da área gremista, o Glória marcou seu segundo gol.
Eder, o autor do primeiro tento, desarmou Lincoln, avançou até a linha de fundo e cruzou para Vinícius. Sem goleiro pela frente, o atacante chutou para empatar a partida novamente.
Depois do gol, o Glória, ao contrário do que acontecia até o momento, conseguiu oferecer perigo ao gol tricolor e, por pouco, não chegou à virada em duas oportunidades. Mas Henrique Almeida, aos 43, e Luan, aos 48, marcaram os gols que selaram a vitória da retomada das boas atuações na Arena.
O próximo compromisso do Grêmio é pela Libertadores, na quarta-feira, na Arena, contra a LDU. No Gauchão, o tricolor volta a campo no Gre-Nal, domingo, também em casa.
FICHA TÉCNICA:
Grêmio 4×2 Glória
Gauchão 2016 – 7ª rodada
Arena do Grêmio, Porto Alegre
Público: 9.582 torcedores
Grêmio: Marcelo Grohe; Wallace Oliveira, Pedro Geromel, Fred e Marcelo Oliveira; Kaio, Maicon (Henrique Almeida), Douglas (Lincoln), Giuliano e Everton (Bobô); Luan. Técnico: Roger Machado
Glória: Rafael Roballo; Danilo, Alisson, Pedro Victor e Márcio Goiano; Elyeser, Luanderson, Cleiton (Vinícius Chimbica) e Eder; Leandro (Germano) e Baré (Emerson). Técnico: Rodrigo Bandeira.
Gol: Eder, aos 27, e Giuliano, aos 46 minutos do primeiro tempo; Geromel, aos 3, e Vinícius, aos 27, Henrique Almeida, aos 43, e Luan, aos 48 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Baré, Cleiton, Danilo, Luanderson, Rafael Roballo (GLO); Bressan, Fred, Maicon (GRÊ)
Rádio Gaúcha