Diante de uma das sensações do Gauchão 2016, o Inter saiu de Caxias com uma vitória simples sobre o Juventude neste domingo (28). O time de Argel Fucks arrancou a vantagem ainda no primeiro tempo, quando a partida era truncada, e segurou pressão final dos donos da casa para sair com os três pontos da Serra gaúcha.
Sem Fernando Bob, que sofreu estiramento na coxa no jogo da última quarta-feira, Argel manteve o mistério até os últimos minutos que antecederam a partida contra o Juventude. Apesar de ter cogitado atrasar Anderson para a função, o treinador optou por deixar Dourado na primeira função e completar a dupla com Fabinho.
Com os times fechados, somente aos 25 minutos do primeiro tempo é que o jogo perdeu um pouco do marasmo, quando Artur, pela esquerda, entrou na área, chutou cruzado e acertou a bola em cheio na trave do lado oposto. Na sobra, Andrigo arrematou, e Elias, mesmo no chão, conseguiu se recuperar para a defesa.
Aos 34, Adroaldo Guerra Filho, o comentarista da Gaúcha na partida, resumiu: “Pedro Ernesto, o destaque da tua narração até agora é errou o passe. Todo mundo só erra passe”. O jogo estava truncado, com a bola queimando para ambas equipes, e os lances de criatividades eram raros.
Mas, aos 40, em nova jogada criada por Artur, o lateral alçou do segundo poste direto na cabeça de Eduardo Sasha, que subiu mais que a zaga, cabeceou para baixo e viu a bola entrar em meio às pernas do goleiro Elias: 1 a 0 para o Inter.
O Juventude logo respondeu com um escanteio curto. O goleador do Gauchão, Brenner, chutou de dentro da área, mas Rodrigo Dourado interceptou. Na sequência, o Inter saiu em contra ataque com uma veloz arrancada Anderson, que cruzou o campo da defesa colorada até a intermediária adversária, quando encontrou Andrigo. O garoto invadiu a área e alçou para Paulão, que ficou de cara para o gol. De primeira, o zagueiro isolou a bola, desperdiçando o bom passe com um chute desastroso.
Ao final do primeiro tempo, Maílson, em disputa com Alisson, caiu no gramado com o rosto sangrando. O atacante foi removido do campo e, no intervalo, a ambulância o encaminhou para o hospital. Segundo o médico do Juventude, o jogador sofreu um “trauma na face” e uma pancada no nariz, mas passaria por avaliação mais precisa na sequência.
Com a posse de bola equilibrada, o que marcou o primeiro tempo foram os lances truncados. Ambas as equipes erraram 10% de seus passes. Além disso, o Juventude ainda errou dois terços dos lançamentos que tentou e não acertou nenhum dos cinco cruzamentos. Pelo lado do Inter, foram apenas três lançamentos certos em 12 tentativas e três cruzamentos bem sucedidos em 9 investidas.
Contrastando com o praticamente inerte início do jogo, os primeiros minutos da etapa complementar foram de muita movimentação no Alfredo Jaconi. Logo no primeiro minuto, Brenner, em velocidade, driblou a defesa do Inter, mas foi bloqueado por William.
Em seguida, o Inter tentou com Aylon, que, da linha de fundo, cruzou para Sasha. No meio do caminho, Elias espalmou a bola, e Pereira cortou com um carrinho antes de o atacante completar a jogada.
Aos 17, Elias espalmou finalização de Sasha, e Aylon aproveitou a sobra, empurrando para o fundo do gol. O bandeira marcou impedimento, mas um defensor do Juventude, que voltava da linha de fundo, dava a condição legal ao atacante. Mesmo assim, o gol foi anulado.
Depois disso, o Inter começou a levar um calor do Juventude. Com meia hora de jogo, Alisson fez grande defesa ao salvar, de mão trocada, uma bomba da fora da área de Dieguinho. Na sequência, Dieguinho cobrou escanteio fechado e acertou a trave do goleiro colorado. Depois, Kayron também arriscou de longe, mas a bola passou à esquerda do gol do Inter.
O Inter, porém, conseguiu segurar a pressão e ainda armou uma situação com Alisson Farias, que ingressou no lugar de Anderson, mas foi interceptado por Klaus, que mandou para escanteio.
Na próxima rodada pelo Gauchão, o Inter enfrenta o Grêmio, na Arena. O clássico também vale pela Primeira Liga, e os colorados têm a vantagem do empate para passar à próxima fase da competição.
FICHA TÉCNICA:
Juventude 0x1 Inter
Gauchão, 7ª rodada
Alfredo Jaconi, Caxias do Sul
Juventude: Elias; Pereira (Klaus), Hélder, Heverton e Pará; Wanderson, Itaqui, Dieguinho e Hugo (Kayron); Brenner e Mailson (Dionas Bruno). Técnico: Antônio Carlos Zago
Inter: Alisson; William, Paulão, Ernando e Artur; Rodrigo Dourado, Fabinho, Anderson (Yan Peter) e Andrigo (Gustavo Ferrareis); Eduardo Sasha e Aylon (Alisson Farias). Técnico: Argel Fucks
Gol: Eduardo Sasha, aos 40 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Mailson (JUV); Andrigo e Paulão (INT)
Rádio Gaúcha