Começa nesta terça-feira (01) e segue na quarta-feira no Centro de Controlo de Zoonozes – CCZ em Foz do Iguaçu, o treinamento para os 60 novos Agentes de Endemias, das 8h às 14h, que foram aprovados no concurso em dezembro do ano passado.
O curso que visa repassar os conhecimentos básicos sobre a dengue, bem como o zika vírus e a febre chikungunya, também aborda as atividades realizadas em campo.
O supervisor geral do CCZ Eran Silva informa que os novos agentes já estarão em campo na quinta-feira (03), realizando o trabalho de combate ao mosquito Aedes Aegypti. A ação se refere ao Levantamento do Índice Rápido do Aedes – LIRA, realizado a cada dois meses em todos os bairros da cidade, que é o um indicador de infestação do mosquito, que vai sinalizar qual bairro tem o maior índice de infestação (larva), a fim do direcionamento das ações. Para esse levantamento serão visitadas 5.500 residências.
Silva disse ainda que o mutirão contra o mosquito continua nas grandes regiões de Foz do Iguaçu e, conta com a participação do 34º. Batalhão. A ação está na região sul no Porto Meira e a previsão é que em 15 dias a atuação deve ser concluída. Na sequência a equipe segue para a região nordeste em Três Lagoas e, depois na região norte na Vila C.
O trabalho tem como foco remoção de depósitos de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, a partir da visita casa a casa com a participação do morador, principal ator nessa ação.
O trabalho é realizado em conjunto conta com 30 soldados do Exército, 45 Agentes de Endemias, além de 03 fiscais da Secretaria da Fazenda e 10 fiscais da Vigilância Sanitária.