Os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) e as Escolas Municipais de Foz do Iguaçu são assistidos pelo Programa Construindo a Cidadania, que tem uma equipe de profissionais capacitados para atender as demandas do processo ensino-aprendizagem das instituições. Segundo a secretária de Educação, Lisiane Veck Sosa as atividades estão em andamento. “Em 2016 são nove assistentes sociais, nove psicólogos, dois fonoaudiólogos, um médico e um fisioterapeuta que são separados por equipes de trabalhos”.
A coordenadora do Construindo a Cidadania, Marli Salette da Costa Silva explica como funciona o trabalho. “Esse ano nós voltamos dia 25 de janeiro a trabalhar com todas as equipes. Foi muito bom. Nós estamos organizados e já visitamos as escolas, desde o primeiro dia de aula. Fizemos todo o levantamento e agora no dia 14 de março, temos uma reunião com toda a equipe novamente, e esperando agora, as demandas que já estamos atendendo nas escolas e cmeis”, observa.
Segundo a coordenadora este ano o trabalho vai ser muito tranquilo. “Começamos o trabalho junto com as unidades e com os professores. As crianças identificadas com problemas de relacionamento, comportamento, na estrutura familiar, falta de acesso a benefícios, apatia, problemas na fala, visão ou audição são encaminhadas para a equipe. Os profissionais vão até a unidade onde fazem a avaliação e os encaminhamentos e, o atendimento clínico é prestado pela rede de saúde”, explica. Ainda, de acordo com Marli, uma das finalidades é contribuir com a erradicação da evasão escolar. “Queremos superar as dificuldades apresentadas no processo ensino-aprendizagem, assegurando a formação integral dos estudantes”, sintetiza.
Programa
O Programa Construindo a Cidadania constitui uma estratégia para a integração e a articulação entre as políticas e ações de educação, com a participação da comunidade escolar, envolvendo a equipe multiprofissional. As equipes atendem nas unidades escolares com o levantamento dos diagnósticos, encaminhamentos e acompanhamentos dos resultados; Visitas aos domicílios dos alunos; Realização de reuniões entre a equipe multiprofissional e a coordenação do Programa; Registro do quantitativo de alunos atendidos, atendimentos a grupos e encaminhamentos médicos; Orientação ao professor e à família; Elaboração de laudos e pareceres sobre as situações identificadas; Avaliação dos resultados obtidos.