Na manhã de quarta-feira, 17, o prefeito Reni Pereira se reuniu com todos seus secretários para tratar sobre metas orçamentárias e combate ao Aedes Aegypti.
Referente às metas orçamentárias, o prefeito informou que vai apertar ainda mais a contenção de gastos. “O ano passado já tivemos uma boa redução, mas ainda não é o suficiente, precisamos seguir economizando” salientou Reni.
Em 2015, a prefeitura de Foz do Iguaçu fez diversos ajustes e reduziu os custos com despesas obrigatórias como energia elétrica, passagens, materiais, além de promover também cortes de horas extras, gratificações e extinção de secretarias.
Devido à fase de contração no ciclo econômico, o governo municipal continua fazendo ajustes e de acordo com o prefeito deverá ser aplicado na prefeitura de Foz do Iguaçu o mesmo modelo de contingenciamento de orçamento do governo federal, na ordem de 1 /18 mensais, o que corresponde em uma economia mensal de aproximadamente 40 % em cada secretaria.
“Precisamos de um corte definitivo no orçamento para cumprir a meta fiscal. Faremos a revisão dos contratos, afim de que haja especificação e diferenciação da mão de obra utilizada” explicou.
Aedes Aegypti
Sobre o combate ao Aedes Aegypti , além do mutirão de limpeza que está sendo realizado na cidade com o apoio do Exército, Centro de Controle de Zoonoses e a Fiscalização da prefeitura nos terrenos , o prefeito também reforçou o compromisso dos secretários em seus locais de trabalho.“O mosquito Aedes aegypti é um inseto capaz de causar três enfermidades que preocupa a todos nós e a única coisa que podemos fazer fora da ciência é a prevenção”, disse.
No início deste mês, um memorando do executivo foi encaminhado a todos os secretários municipais, responsabilizando cada gestor a cuidar da limpeza do seu local de trabalho (prédios públicos).” Fizemos a integração de todas as secretarias, sob a coordenação da Defesa Civil, onde cada qual na sua competência deve dar prioridade nas ações de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti. Se eventualmente for encontrado foco do mosquito em prédios públicos, vamos aplicar a multa. Cada um é responsável pela limpeza do seu local de trabalho”, reforçou o prefeito.